Seria Lúcifer outro nome
de Satanás ?
Com certeza estes nomes não são apreciados
pela grande maioria das pessoas. Existem pensamentos diferentes quanto a sua
identidade. Para muitos, satanás simplesmente não existe. É algo do mundo
imaginário das pessoas. Para outros, ele é considerado como um deus pelo qual
deve ser adorado. E entre muitos outros pensamentos, ele é aquele que sempre
tenta se opor contra Deus e a também contra o ser humano.
Seu nome
é citado no Antigo e Novo Testamento, e
conforme a Bíblia o apresenta, faremos a nossa observação.
Declaramos logo de início, com base na
Santa Palavra de Deus, que satanás não é uma lenda. Ele é real.
Seu nome aparece em:
- I Crônicas 21.1. “Então,
Satanás se levantou contra Israel e incitou a Davi a levantar o censo de Israel”.
- Jó 1.6; 2.1. “Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar se
perante o Senhor, veio também Satanás entre eles”.
- Zacarias 3.1. “Deus me
mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do Senhor, e
Satanás estava a direita dele, para se lhe opor”.
O nome Satanás vem do hebraico, “Satãn”, substantivo
masculino que significa acusador.
Em Jó, este substantivo é encontrado quatorze
vezes. Satanás se apresentou entre os filhos de Deus e acusou rigorosamente a Jó
de não servir e amar a Deus com sinceridade de coração, mas porque estava
cercado de bens materiais.
Em Zacarias, este substantivo aparece três
vezes, onde a Bíblia declara que Satanás estava prestes a acusar o sumo
sacerdote Josué.
O nome “Diabo” vem da linguagem grega “Diabolos”
no Novo Testamento. Seu significado segue o mesmo de “Satã” no Antigo Testamento,
isto é, acusador.
“A seguir, foi Jesus levado
pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.” Mateus 4.1. (ver também Mt 4.5,8,11; 25.41; Lc
4.2,3,5,6,13; 8.12; Jo 13.2; At 13.38; Ef 4.27; 6.11; I Tm 3.6,7; 2 Tm 2.26; Hb
2.14; Tg 4.7; I Pe 5.8; Jd 9; Ap 2.10; 20.2,10).
Estes versículos apresentam
ele não apenas como acusador, mas também como:
- Adversário (Ap 12.9-10);
- Tentador (Mt 4.3; I Ts 3.5);
- Maligno (I Jo 5.18-19).
Jesus afirmou que Satanás sempre foi
assassino e que ele é o pai da mentira (Jo 8.44). Ele é identificado como a
serpente que enganou Eva no Éden (Ap 12.9; 20.2). É descrito como um ser
repleto de fúria e crueldade dirigidas contra Deus e a todos aqueles que seguem
os seus mandamentos.
A Palavra de Deus não faz uma apresentação
completa sobre Satanás, mas nos orienta a sermos cautelosos quanto as suas
obras e que estamos sempre lutando contra ele (II Co 2.11).
No entanto, não devemos temer a Satanás,
mas crermos a cada dia na Soberania de Deus.
E Lúcifer ? Qual a origem
deste nome?
A origem para o nome “Lúcifer” está na
transliteração do texto bíblico de Isaías 14.12, onde lemos:
“Como caíste do céu, ó estrela da manhã,
filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que delibitavas as nações”
A dificuldade da interpretação está na seguinte
parte do texto em hebraico: “helel bem shachar” (Is 14.12).
“Ben shachar” é simples para interpretação,
pois a frase traduzida significa “filho da alva”. O termo hebraico “ben” significa
“filho”. Mas e a palavra “helel”? Seria um nome?
Vários interpretes decidiram traduzir a
palavra como um substantivo.
A mesma frase no grego corresponde a “heosphoros”
e em latim “lúcifer”. Ambos os textos significam “portador de luz”.
No comentário de Tertuliano sobre Isaías
14.12, ele declara: “Isso deve significar o diabo...”. Orígenes também
identificou “Lúcifer” por “Satanás”.
O nome da tradução da Bíblia de S. Jerônimo
(383-405 d.C.) conhecida como o Vulgata Latina, empregou o termo latino “Lucifer” (“portador
da luz”) para designar “a estrela da manhã” (Vênus). Mais tarde, sugeriram que
Isaías 14.12 estava falando de Satanás, onde estes nomes se tornaram sinônimos.
A Vulgata é a tradução da Bíblia para o
latim, feita no final do século IV e início do século V, por Jerônimo, a pedido
do bispo Dâmaso.
O nome se deve à expressão latina
"vulgata editio", isto é, "edição para o povo". A partir do
Concílio de Trento até o Concílio Vaticano II, essa tradução era a versão
oficial da Bíblia católica.
A tradução de Jerônimo contém os 46 livros
do Antigo Testamento e os 27 do Novo Testamento. É composta, portanto de 73
livros.
É compreensível entender que “helel” é um
substantivo derivado do verbo “brilhar”. O idioma semítico em adição ao
hebraico têm a uma forma dessa palavra onde significa “brilho”.
Muitos interpretes entendem que o termo “Lúcifer”
tem sua origem na astrologia babilônica. A “estrela da manhã” era uma das
designações do rei da Babilônia, pois os povos antigos acreditavam que tais
reis eram instrumentos dos deuses, como representantes entre os homens. O rei
da Babilônia comparava se a tais divindades.
Devido a influência das palavras de Isaías
com os textos da mitologia pagã, fica evidente a associação entre ambas as
partes.
Implicações
Lemos em 2 Pedro 2:19: “E
temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos,
como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela
da alva apareça em vossos corações”.
Ao anjo da igreja em Tiatira, João foi
ordenado a escrever o seguinte (Ap. 2:28): “E dar-lhe-ei a estrela da manhã”.
Apocalipse 22:16 é mais conclusivo: “Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos
testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a
resplandecente estrela da manhã”.
Não negamos a conexão de Satanás com a
luz. Nem negamos que ele teve um certo tipo de queda. Observando Lucas 10:18:
“Eu via Satanás, como raio, cair do céu”. Em adição, encontramos 2 Co. 11:14:
“E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz”. Em
nenhum desses exemplos a luz é algo mau.
No último o termo é especialmente algo
bom. No livro apócrifo de Eclesiásticos (50:6), lemos que Simão, o filho de
Onias, era “como a estrela da manhã no meio de uma nuvem e como a lua nos
noites de lua cheia” quando ele saiu do santuário. Finalmente, havia o falso
messias Bar Kochba. Seu nome significa “filho de uma estrela”.
Observemos simplesmente esses fatores
salientes. Lúcifer é perfeitamente uma boa tradução de hll em Isaías 14:12. O
significado “portador de luz” ou “estrela da manhã” é apropriado. Mas o
capítulo de Isaías lida somente com a queda do rei de Babilônia e esse
versículo em particular.
Que Satanás inspirou o rei perverso
enquanto ele governava todos os homens degenerados é inegável, mas isso é muito
diferente de dizer que Lúcifer é Satanás. A estrela da manhã é algo belo de
contemplar e tem uma tarefa mui notável nos céus, aquela de anunciar o novo
dia. O rei ostentava ser tão grande quanto Deus, e Isaías assemelha o mesmo
àquela estrela que é bela por um momento, mas rapidamente é eclipsada pela
glória do próprio sol. Não temos
justificativa para tal identificação aqui, assim como não temos em Ezequiel 28,
onde o rei de Tiro está em vista.
Lúcifer é somente o exaltado, porém agora caído rei da Babilônia.
Fontes:
Robert
L. Alden, Ph.D.
Bulletin
of the Evangelical Theological Society 11:1 (Winter 1968):35-39.
Monergismo.com.
Enciclopédia Champlin.
Bíblia de Estudo Palavras Chave
– Hebraico/Grego.
Bíblia de Estudo de Genebra,
página 652.
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