O Cristão e a Santificação
1- A reflexão Bíblica de Santificação no Antigo Testamento
Nas Escrituras, a qualidade da
santidade aplica-se primeiramente a Deus. Ele é divino, e portanto,
absolutamente distinto das outras criaturas.
A palavra do Antigo testamento
para “santificar” é qadash, que nos
traz a ideia de separação.
A santificação é aplicada a
coisas e pessoas que são colocadas numa relação especial com Deus. A terra de
Canaã, a cidade de Jerusalém, o tabernáculo, os sábados e as festas solenes de Israel,
todas estas coisas são chamadas santas, visto serem consagradas, separadas a
Deus.
A santificação é ordenada por
Deus a toda a nação de Israel, considerada como “nação santa”: Êxodo 19.10-15, 21-24.
“Disse também o Senhor a Moisés: Vai ao povo e purifica-os
hoje e amanhã. Lavem eles as suas vestes e estejam prontos para o terceiro dia;
porque no terceiro dia o Senhor, à vista de todo o povo, descerá sobre o Monte
Sinai.
Marcarás em redor limites ao povo, dizendo: Guardai-vos de subir
ao monte, nem toqueis no seu limite; todo aquele que tocar o monte será morto.
Tempos mais tarde o povo de Israel
estava no limiar da terra prometida. Era o momento de cruzar o Jordão e tomar posse da terra
prometida. Mas, havia condições a serem observadas. Josué diz ao povo:
“Santificai-vos,
porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (Js 3.5).
Destacamos à luz
desse verso a verdade importante:
1. A santificação é uma ordem expressa de Deus. A ordem de
Deus é meridianamente clara: “Santificai-vos”.
2. Sem santificação ninguém pode ver a Deus.
3. Sem santificação não existe comunhão com Deus, pois Deus
é luz e só os puros de coração poderão vê-lo face a face. Deus nos chamou do
pecado para a santidade. Ele nos salvou do pecado e não no pecado.
4. Aqueles que são de Deus apartam-se do pecado e
deleitam-se na santidade. O povo de Deus é um povo santo chamado para a
santidade.
5. Somos santos posicionalmente, mas devemos nos santificar
processualmente. O mesmo Deus que trabalhou por nós na redenção, trabalha em
nós na santificação.
2- A reflexão Bíblica de Santificação no Novo Testamento
A palavra do Novo Testamento
para santo é “hagios”. A concepção de santidade e de santificação no Novo
Testamento não é diferente da que se vê no Antigo Testamento.
No exame da inteira santificação como norma da
experiência do Novo Testamento, verificamos que era uma purificação do coração
do pecado a fim de efetuar dedicação plena de todo o ser a Jesus Cristo. A
graça deve expressar-se primeiramente na experiência cristã. A doutrina nem
sempre se demonstrará na experiência, mas a experiência se for conservada,
sempre há de ser demonstrada na conduta cristã. Deus é uma pessoa, o homem é
uma pessoa, e por isso as sua relações são éticas.
O apóstolo
Pedro foi bem objetivo no registro de suas palavras:
Texto: 1 Pedro 1.13-21
“Por
isso, cingido o vosso entendimento, (estar firmes no entendimento);
Sede sóbrios (equilibrados);
E esperai inteiramente na graça (favor
imerecido) que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo; como filhos
obedientes;
Não vos amoldeis (inclinar) às paixões (concupicências,
desejos carnais pecaminosos, cobiça) que tínheis anteriormente na vossa
ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai vos
santos (separados, consagrados a Deus) também vós mesmos em todo o vosso
procedimento; porque escrito está: sede santos, porque eu sou santo.
“Paixões” ou “concupiscências”
refere se às obras da carne.
Concupiscência é o termo utilizado para designar a cobiça ou
apreço por bens materiais, assim como os prazeres sexuais. Etimologicamente,
este termo se originou a partir do latim concupiscens, que significa “o que tem
um forte desejo”, que deriva da palavra concupera, que quer dizer “ter forte
desejo”.
O apóstolo Paulo, ao
escrever a sua carta aos Gálatas, deixou bem definido tudo o que esta
relacionado às obras da carne:
Texto: Gálatas 5.16-19
1- “Prostituição” (gr. porneia). Imoralidade sexual de
todas as formas:
Adultério – Relacionamento sexual fora do matrimônio.
Fornicação – Relacionamento sexual entre solteiros.
Homossexualismo – Relacionamento sexual entre pessoas do
mesmo sexo.
Anomalia Sexual – Relacionamento sexual de humanos com
animais.
2- “Impureza” (gr. akatharsia). Tudo o que contamina
fisicamente ou moralmente;
3- “Lascívia” (gr. algeseia). Relativo a sensualidade, devassidão, obsceno;
4- “Idolatria” (gr. eidodolatreia). Adoração à imagens,
ídolos;
5- “Feiticarias” (gr. pharmakeia). Espiritismo, magia negra,
esoterismo;
6- “Inimizades” (gr. echthra). Antipatia, ações hostis contra alguém;
7- “Porfias” (gr. eris). Contenda, discussão;
8- “Ciúmes” (gr.dzelos). Ressentimento, inveja amarga de
alguém.
9- “Iras” (gr. thumos). Fúria explosiva.
10- “Discórdias” (gr. eritheia). Ausência de concordância,
resultando em discussões.
11- “Dissenções” (gr. dichostasia). Divisão, desunião.
12- “Facções” (gr. hairesis). Grupos divididos, seitas,
partidos.
13- “Invejas” (gr. fthonos). Desgosto provocado por algo
que outro possue.
14- “Homicídio” (gr. phonos). Tirar a vida de alguém por
perversidade.
15- “Bebedices” (gr. methe). Descontrole das faculdades
físicas e mentais por meio de bebida embriagante.
16- “Glutonarias” (gr. komos). Ato de comer em excesso,
ultrapassando o limite da saciedade.
Concluindo, o apóstolo Paulo, após a exposição do que são as
obras da carne, deixa bem evidente a posição da Palavra de Deus a tais
comportamentos: “E coisas semelhantes a
estas, a respeito das quais vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não
herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam”.
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