12  Qualidades de um líder bem sucedido


O QUE É LIDERANÇA?

 Definir liderança é como tentar definir o amor: todos sabem que ele existe, mas é difícil dar-lhe uma definição exata. Vejamos algumas definições que podem nos ajudar na compreensão.
“ Liderar é influenciar” . (Sam Deep)
 “ Liderar não é dominar, mas, sim, a arte de convencer as pessoas a trabalharem em vista de um objetivo comum” . (Daniel Goleman)
 “ Liderar é libertar as pessoas para que elas façam o que é necessário, da forma mais eficaz e mais humana possível”. (Max Depree)
 “ Para Jesus, liderar era ser servo dos servos” . (Mc. 10:45).
 “ Liderança não é uma questão de direito ou de título, mas de habilidade” . (John C. Maxwell)
“ Liderança é a capacidade de transformar visão em realidade” . (Warren G. Bennis)
“A liderança é o esforço de exercer, conscientemente, uma influência especial dentro de um grupo, no sentido de levá-lo a atingir metas de permanente benefício s que atendam às necessidades reais deste grupo” . (John Haggai)

1 - NÃO BASTA CARISMA, TEM QUE TER CARÁTER

O líder que ninguém esquece, tem as duas qualidades: carisma e caráter. O que é carisma? É a habilidade de atrair pessoas em torno de si. Por isso, as multidões seguiam a Jesus. O que é caráter? É um conjunto de hábitos adquiridos ou desenvolvidos ao longo do tempo, que define quem “é” a pessoa. Jesus foi testado, tentado e provado em tudo e concluiu sua missão como “homem” irrepreensível - tinha profundidade de caráter. O comportamento e as atitudes de uma pessoa em tempo de lutas, de provações e de tentações, diz muito sobre o seu caráter. Isso porque a melhor maneira de se conhecer o substrato do ser de alguém, é na hora da tentação, do deserto ou da crise.
O que está faltando a alguns líderes, hoje em dia, que, apesar de terem muito carisma, não conseguem manter sua liderança? Por que grandes ministérios e ministros têm sucumbido vergonhosamente? Por que o título “pastor” já não tem o mesmo valor que tinha há anos atrás? Por que a palavra de um líder espiritual hoje, não tem o mesmo peso que tinha em anos passados? Infelizmente, estamos sofrendo uma crise de integridade e de caráter na liderança. Quero deixar claro que não estou generalizando; ainda há muito trigo, apesar do joio. Porém, nunca se ouviu falar sobre tantos escândalos como atualmente: mentiras, adultérios, homossexualismo, roubos, conchavos políticos, barganhas, subornos, gente se enriquecendo às custas do dinheiro do povo, transações ilícitas etc.

Pense nisso:
- A maneira como o líder administra o dinheiro da igreja, revela muito do seu caráter.
- A maneira como o líder se relaciona com o sexo oposto, diz muito sobre o seu caráter.
- A maneira como o líder trata sua esposa e filhos expressa como é o seu caráter.
-  O conteúdo das conversas informais do líder, revela muito sobre o seu caráter.
-  A maneira como o líder trata os ricos e os pobres,os negros e os brancos, fala muito do seu caráter.
-  A maneira como o líder se comporta quando está sozinho expressa como é o seu caráter.
-  A maneira como o líder responde à oposição diz muito do seu caráter.
Quando o apóstolo Paulo escreveu para o jovem Timóteo, que assumiria o seu lugar no ministério, tendo em vista que o tempo da sua partida havia chegado, sua grande preocupação era com a profundidade do caráter do seu sucessor. No capítulo dois, da segunda carta à Timóteo, ele deixa claro o caminho que o seu substituto deveria seguir, em busca da excelência e do sucesso como líder:

1. Para fazer a diferença como um líder aprovado, é preciso vencer as situações que causam sofrimento. (2 Tm. 2:3).
2. Saiba a quem você deve agradar no exercício de sua liderança. Quem o alistou? Satisfaça a Ele, Cristo (2 Tm. 2:4).
3. Não basta chegar na frente; é preciso seguir as normas pré estabelecidas para ser coroado. Não seja desonesto, porque estes não recebem o prêmio (2 Tm. 2:5).
4. O sucesso no exercício da liderança  sempre foi  e será resultado de muito trabalho. Sem trabalho não há colheita (2 Tm. 2:6).
5. Procure ser aprovado no que você faz para Deus. Não adianta ser aprovado pelos homens e reprovado por Deus (2 Tm. 2:15).
6. Não perca tempo com aquilo que não vale a pena (2 Tm. 2:16).
7. Nunca brinque com aquilo que pode destruir o seu projeto de vida; se for necessário, fuja dele (2 Tm. 2:22).

Para refletir:

A duração do sucesso ministerial depende da profundidade do caráter do líder.

As falhas do caráter, que não recebem tratamento, com o tempo, é como ferrugem que vai corroendo a base até fazer cair toda a estrutura. Foi assim com Sansão.

O maior investimento que um líder pode fazer é dedicar um tempo para uma auto-avaliação, com o propósito de identificar em que área ele está falhando e precisa melhorar (trabalho, casamento, família, igreja etc.).

Deus só faz a parte que cabe a Ele, quando nós assumimos a que cabe a nós. “A graça de Deus fará muito pouco por nós, se resolvermos não fazer nada por nós mesmos. Deus nos chama para cooperarmos com Ele no aperfeiçoamento do caráter” (W. Graham Scroggie).

O caráter de um líder, também se manifesta através da sua indignação frente ao pecado. “O caráter humano é inútil na proporção em que lhe falta aversão ao pecado” (W.G.T. Shedd).

Prudência é uma das marcas do caráter que tem profundidade. “O sábio de coração é chamado prudente, e a doçura no falar aumenta o saber” (Provérbios 16:21).

Onde houver um líder com profundidade de caráter, aí haverá justiça sempre. “Bem-aventurado os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos” (Mt. 5:6).

2 - N U N CA PARE DE CRESCER

“Quem pensa que sabe tudo, ainda não sabe como convém saber”. (C.RA. Filho). Disse Jesus, O Líder - “Aprendei de mim que sou manso e humilde.O grande desafio para qualquer líder é continuar crescendo, mesmo depois de ter alcançado um nível de respeitabilidade considerável. Por que é fundamental não parar de crescer? Seu crescimento determina quem você é. Quem você é, determina quem você atrai, e quem você atrai, determina o sucesso de seu ministério. Todo ministro que deseja que seu ministério continue crescendo, têm que manter-se educável. O que todos os líderes precisam saber é que, quando param de crescer, são privados de seu potencial - e do potencial de seu ministério.
“O maior erro que se pode cometer na vida é sempre ter medo de cometer um erro” (Elbert Huard). É impossível ser orgulhoso e ao mesmo tempo educável. Para continuar crescendo, é preciso desistir do orgulho e manter-se aberto para aprender sempre. Newton, o homem que descobriu a lei da gravidade, disse: “O grande oceano da verdade continua inteiramente desconhecido diante de mim”. É necessário uma atitude humilde, que cria condições para receber o conhecimento e a capacidade que levam ao sucesso.

3 - MANTENHA-SE SEMPRE ACESSÍVEL

“0 sucesso pode colocar um líder dentro de uma cerca, tornando-o inacessível. É aí que a sua liderança perde o sentido” . (J. Gonçalves) Estar acessível é liderar sem permitir que, ao seu redor, levantem-se barreiras, obstáculos, muros, paredes etc. Apesar da demanda do ministério, Jesus continuava a dizer, vinde a mim todos... (Mt. 11:28) e eu vou atendê-los. Ao ler os Evangelhos, percebemos que Jesus se mantinha acessível aos principais da sinagoga (MC. 5:22); aos leprosos (Lc. 5:12,13); aos filósofos (Jo. 3:1,2); aos ricos (Lc. 19:1-10); aos pobres e desamparados (Lc. 18:31-43); às crianças (Mt. 19:13,14); aos jovens (Lc. 18:18- 23); e às mulheres com seus problemas (Mt. 15:22-28). Jesus começa e termina Seu ministério, acessível a todos. Como será que Jesus vê o comportamento de alguns líderes de hoje, que se julgam tão importantes e ocupados, que se fecham a ponto de se isolarem completamente? Muitos já não atendem ninguém por telefone, não apertam a mão dos seus, após o culto, não têm prazer de estar com as pessoas com as quais Jesus sempre esteve.

4 - EXERCITE-SE NA ARTE DA C O M U N IC A Ç Ã O
“A habilidade de se comunicar bem, oralmente ou por escrito, é, provavelmente, o predicado mais valioso de um líder” . Para exercer uma liderança eficiente é imprescindível conhecer bem as regras básicas da comunicação. Isso porque é através da comunicação que a visão, as metas, os projetos, as instruções e os sermões são compartilhados. Um líder que não tem habilidade em se comunicar e não se preocupa em melhorar nesse sentido, terá muita dificuldade em fazer discípulos. Jesus, Paulo e Pedro, além de outras qualidades que tinham, eram bons comunicadores. Algumas linhas de conduta que podem ajudar na comunicação:

Esteja preparado.

Seja claro. Verifique duas vezes se o que está dizendo não é vago, ambíguo ou obscuro.

Seja simples - reduza as questões complicadas a uma forma mais simples, sem, no entanto, simplificar demais. Evite linguagem técnica ou jargão que o seu público possa não entender.

  Seja animado. Ponha entusiasmo, confiança e humor em sua mensagem. Coloque vida nela. Faça-a ficar excitante, desafiadora e alegre. Porém, nunca se esqueça que, para um líder espiritual, “a unção é que faz a diferença”.

  Seja natural - você não precisa ser um grande orador. Seja somente você mesmo - a sua melhor parte.

Para falar e escrever melhor:

 1. Leia bons livros sobre oratória ou homilética (arte de pregar sermões religiosos).
 2. Faça um cursinho de português.
3. Procure ler em voz alta.
4. Consulte sempre um bom dicionário de português.
 5. Grave e filme suas preleções, e corrija os seus erros de português e a sua postura no púlpito ou diante do público.
 6. Treine a sua dicção.
7. Aprenda, através de exercícios, a resumir textos grandes, a poucas linhas e palavras.

5 - DÊ UMA PAUSA, SEMPRE QUE PERCEBER QUE A RESERVA ESTÁ BAIXA

Um líder que não dá pausa para reabastecer suas energias, com certeza logo estará emocionalmente intoxicado e o estresse será a causa do seu fracasso. Um líder cansado não produz com qualidade. Gosto do pensamento que diz: “Só há música, porque há pausa”. Uma caminhada ministerial sem pausa, foi o grande problema de Elias, que caiu em depressão no deserto - “exaustão”. Nem Jesus abriu mão desta “santa pausa” para um reabastecimento. “E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer” (Mc. 6:31). O ativismo pode nos tirar do lugar onde devemos estar: junto de Deus.

6 - TENHA SEMPRE UMA BOA DOSE DE HUMOR

O líder que marca a vida dos liderados é aquele que sabe liderar com senso de humor, apesar das pressões do exercício do seu cargo (Ec. 3:4). Um líder que sabe sorrir junto ao grupo, jamais será esquecido. Alguém que tem senso de humor “é capaz de perceber, apreciar ou expressar o que é engraçado, interessante ou absurdo. Fica claro que senso de humor é mais do que brincadeiras ou hilaridades superficiais de gargalhadas e tapas nas costas.

Os benefícios de se ter uma boa dose de senso de humor

1. Manter o senso de humor ajuda o líder a conviver com as pressões do exercício da liderança. Existem líderes tão sérios, que sua liderança não tem vida, calor e nem alegria. São pessoas que não se descontraem, que não sabem o que é confraternização, não desfrutam do prazer de estar na presença de ninguém. Há um adágio francês que diz: “O dia mais completamente perdido de todos é aquele no qual ninguém riu”. É por isso que a Bíblia diz: “O coração alegre aformoseia o rosto” (Pv. 15:13). E “A alegria do coração é banquete contínuo.” (Pv. 15:15).

2. O senso de humor contribui para que o líder veja as coisas em perspectiva, impedindo-o de fazer tempestade em copo d ’água.

3. O senso de humor é um lubrificante social imprescindí­ vel. Existem alguns pensamentos que dizem muito sobre essa idéia: “O riso compartilhado cria um vínculo de amizade”, “O riso é a menor distância entre duas pessoas”.

4. Líderes bem-humorados têm mais saúde: Nosso corpo vive intensas modificações apenas com uma “boa risada”. Os pulmões, por exemplo, podem multiplicar quatro vezes sua capacidade receptora de oxigênio. Isso, por sua vez, produz mais adrenalina com conseqüente benefício para os asmáticos por sua função broncodilatadora. Também os órgãos do sistema digestivo são beneficiados. Fí­gado, pâncreas, intestino e os músculos que os rodeiam produzem maior quantidade de sucos, melhorando consideravelmente a digestão. O coração, ao bater mais rápido, acelera a circulação do sangue, diminuindo a pressão arterial e facilitando a eliminação de toxinas. O cérebro também colhe os efeitos de uma boa risada quando o hipotálamo, ao liberar mais endorfinas, produz processos analgésicos. Neurologistas, como Lee Berk, afirmam que rir é de grande ajuda para produzir uma resposta imunológica mais favorável no combate ao estresse. Enfim, uma “boa risada” funciona melhor do que uma bateria de remédios.

Medindo o grau de irritabilidade
 Através do texto de Provérbios, capítulo 15, podemos fazer uma auto-avaliação do nosso grau de irritabilidade.

A maneira de como você responde às situações mais diversas na vida, revela como você está emocionalmente. O verso 1 diz que a resposta branda desvia o furor, mas que a palavra dura suscita a ira. Como tem sido sua resposta para a esposa, os filhos, os empregados, dos discípulos, no trânsito, na igreja etc.?

O dia do irritado é sempre de sofrimento - O verso 15 diz que “todos os dias do aflito são maus”. Em compensação, “a alegria do coração” daqueles que se deixam tratar pelo Senhor e pela Sua Palavra, “é banquete contínuo”.

Toda pessoa irritada é tóxica - O irritado crônico, por onde passa, intoxica o ambiente, promovendo contendas. E isso pode ser verificado no verso 18, que diz que “o homem iracundo suscita contenda, enquanto que o longânimo apazigua a luta.

7 - MOTIVAÇÃO

“ Nenhum ato grandioso jamais foi alcança do sem entusiasmo ”. A palavra “motivação” é uma contração da expressão “motivo-em-ação”. Todo ser humano precisa de algo ou de alguém por quem lutar. Motivar é trabalhar procurando dar motivos diferentes para os liderados fazerem mais e melhor aquilo que deve ser feito. Motivação também é oferecer os motivos para que sejam vencidos os desafios. Martim Luter King afirmou: “Se o homem não descobre algo pelo qual morrer, não está preparado para viver”. Nunca se esqueça de que o sentimento de missão leva a pessoa a fazer sempre o melhor, independente do trabalho. O que deve motivar as pessoas são os aspectos não materiais. Todos nós somos motivados por meio das respostas a necessidades interiores. A. H. Maslow sugeriu que as necessidades individuais vêm dispostas em ordem de importância. Ele dividiu as necessidades e desejos das pessoas saudáveis em cinco amplas categorias, que representam a soma total das suas personalidades, suas motivações e aspirações mais profundas:

Fisiologia - nossas necessidades de alimento, abrigo, calor, satisfação sexual e outras funções corporais.

Segurança - a necessidade de estar livre de perigos físicos e a necessidade de segurança física, mental e 61 Josué Gonçalves emocional.

Social - a necessidade de amor e de estar relacionado a alguém, de se sentir parte de um grupo ou organização, e de pertencer ou de estar com alguém. Está implícita a necessidade de dar e receber amor, de compartilhar e de fazer parte de uma família.

Estima - essas necessidades se encontram em duas categorias estreitamente correlacionadas: auto-estima, e a estima para com os outros. A pessoal, adequação e competência. A segunda envolve nossa necessidade de respeito, de louvor, de reconhecimento e de “status” aos olhos dos outros.

Auto-realização - a necessidade de se realizar ao máximo: de desenvolver os próprios talentos ou potencial em toda a sua extensão.

8 - DÊ IMPORTÂNCIA ÀS PEQUENAS COISAS

 “Grandes coisas podem ter início através de pequenos gestos”. (J. Gonçalves) O líder que busca a excelência, sabe o significado e a importância das pequenas coisas. Quando Jesus usou como figura o “grão de mostarda”, para falar sobre a fé, Ele nos ensinou, indiretamente, outra grande verdade: grandes coisas podem crescer de pequenos come­ ços” (Mc. 4:31-32).
A falta de cortesia, o descaso ou o desrespeito, mesmo mínimos, provocam o afastamento do líder dos seus liderados. Por não valorizarem a importância das pequenas coisas, muitos líderes têm perdido uma grande oportunidade de influenciar, de marcar e de motivar pessoas, levando-as a produzir mais e com maior qualidade.

9 - CRÍTICAS: COMO RECEBÊ-LAS E FAZÊ-LAS

 “ Ficar irritado com as críticas, é sinal de que elas foram merecidas” . (Tácito) Nem todos aqueles que exercem uma posição de lideran­ ça, sabem lidar bem com a questão da crítica. Alguns não sabem recebê-las e outros não sabem como fazer uma crítica de forma construtiva. Jesus, mesmo sendo um líder perfeito, foi criticado ) no exercício de sua liderança.

RECEBENDO AS CRÍTICAS. O líder deve saber suportar a dor da crítica a fim de assegurar a alegria do seu crescimento. Um líder que só recebe elogios e nunca é criticado, deveria estar muito preocupado. Uma liderança que não recebe críticas, mostra sinais de que está em perigo. Por que, às vezes só chegam aos ouvidos do líder elogios? Primeiro, porque alguns líderes não aceitam ouvir críticas, só gostam de elogios; segundo, porque o líder só trabalha com bajuladores, que gostam de afagar o ego do chefe, pois descobriram ser essa a sua fraqueza.
FAZENDO CRÍTICAS. Todo líder eficiente e eficaz, sabe fazer críticas construtivamente. De certa forma, a crítica é uma das mais importantes tarefas de um líder. Contudo é também temida e postergada. A eficiência, a produtividade e a satisfação dos liderados depende da maneira de como o líder faz as suas críticas. Por isso, antes de criticar:

1. Cuidado para as críticas não se transformem em mais um ataque pessoal do que reclamações específicas;
2. Nunca cometa o erro de criticar um cooperador que não merece. Considere os créditos que a pessoa tem;
3. Faça uma avaliação dos fatos de forma objetiva. Tenha sempre certeza de que está sendo justo. Analise e reavalie os fatos.
 4. Consulte o seu coração. Como você se sente em relação à situação? Está zangado? Sente-se traído? Está disposto a se vingar? Se sua resposta for afirmativa, acalme-se e repense sua abordagem, antes de prosseguir. Quando a sua meta é melhorar o desempenho ou eliminar uma situação destrutiva, sua críticas têm uma chance muito maior de serem aceitas;
5. Escolha o melhor momento;
 6. Escolha o melhor lugar;
 7. Faça um comentário positivo após a crítica.

10 - HUMILDADE

 “ Nenhum homem será um grande líder, se quiser fazer tudo sozinho, ou se quiser receber todo o crédito só para ele” . (Andrew Carnegie) Cuidado com os perigos de extrapolação do ego. Qualquer líder que se propõe a aprender mais sobre humildade, precisa ouvir Jesus falar: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou MANSO E HUMILDE de cora­ção” (Mt. 11: 29). No convite ao discipulado, aparece embutido o mandamento da humildade.
 O que é humildade? Uma das mais lindas definições de humildade que já ouvi é: “Humildade é fazer silenciar todo o nosso saber diante da sabedoria de Jesus, é afirmar a nulidade de todo nosso poder. Se Cristo não estiver conosco, é ter a coragem de admitir que se está assentado no banco primário da sabedoria de Deus, é se ver na real medida da graça divina, nem acima e nem abaixo do que se é. Na fila da História, humildade é considerar o próximo em primeiro lugar em relação a você. É ter a coragem de servir aos iguais”. Como a humildade de Jesus se manifestava na prática, no seu dia a dia?
1. Modéstia - Jesus viveu uma vida modesta (Lc. 4:16). Ele teve sua humanidade talhada por Deus em uma cidade simples e modesta, de onde ninguém esperava que dali saísse Alguém que iria fazer história;
2. Submissão - Na Sua submissão aos seus pais como criança, adolescente e jovem (Lc.2:51);
3. O trabalho duro - Jesus aprendeu a humildade, trabalhando duro para pôr o pão na mesa (Mc 6:3). Jesus, o carpinteiro, que furou os dedos com farpas, que enfiou pregos na madeira, apesar da Sua onisciência, bateu com o martelo no dedo. Ele também talhou móveis e desgastou-se na perspectiva de torná-los úteis e bonitos;
4. Honrar - Ele honrava os profetas, falava de João Batista com uma admiração muito grande (Mt. 11:7-15);
5. Atenção -Ele dava atenção aos velhos, tratava-os com carinho (Mc 1:30,31); e tratava com carinho e atenção às crianças (Mt. 19:13-15);
6. Aceitação da ajuda dos outros com humildade - Ele aceitou ser servido com os bens dos outros (Lc. 8:3);
 7. Servir ao próximo - Ele preparou comida para os seus próprios discípulos (Jo 21:9). Mesmo ressuscitado, a gló­ ria não lhe subiu à cabeça. Ele ressuscitou e venceu a morte, mas continuou humilde de coração.

11 - IMPARCIALIDADE

“Tratar os diferentes da mesma forma é uma das características dos grandes líderes”. Líderes eficientes e eficazes não fazem acepção de pessoas; eles procuram ser totalmente imparciais ao recompensar ou penalizar alguém pelo rendimento. Ao passar pela cidade de Jericó, Jesus se encontrou com duas pessoas de posição social bem diferentes, um era pobre, cego e desamparado e, o outro, rico. O primeiro gritou pedindo ajuda, o segundo subiu em uma árvore, porque queria ver quem era Jesus. Jesus parou e curou o homem cego, despedindo-o salvo e surpreendeu ao rico, Zaqueu, oferecendo-se para se hospedar em sua casa naquele dia, o que também resultou em salvação (Lc. 18,19). Para Jesus os dois tinham o mesmo valor. São poucas as pessoas que ocupam uma posição de respeitabilidade, que conseguem tratar da mesma forma os diferentes - “o pobre e o rico”.

12 - OTIMISMO É INDISPENSÁVEL


“O fracasso é a oportunidade de recomeçar de maneira mais inteligente” . (Henry Ford) Só os otimistas conseguem ver ganhos onde os outros só enxergam perdas. Calebe e Josué conseguiram enxergar algo positivo, onde a maioria só via o negativo. Lute contra o espírito de pessimismo no grupo. Uma das característica de Paulo, como líder influente, era o seu otimismo, mesmo em meio a tempestade (Atos 27:19- 25). O texto diz que a tempestade que envolvia o navio onde Paulo se encontrava viajando com muita gente, era tão grande que não havia esperança de salvamento. No entanto, Paulo se levantou e disse: “Senhores, na verdade vocês deveriam ter ouvido o meu conselho para não viajar, pois havia riscos, porém, agora que já estamos aqui, eu vos aconselho, tenham ânimo, nenhuma vida se perderá entre vós”. Acho isso maravilhoso! Só os otimistas conseguem ver salvação onde todos só enxergam morte. O líder otimista é capaz de transformar tragédias em triunfos. O maior exemplo disso foi José, o grande líder do Egito que, de escravo, galgou a posição de governador. É revolucionário o que disse David Brinkley, repórter de TV: “Um homem bem-sucedido é aquele capaz de construir uma base firme com os tijolos que os outros atiraram nele Você sabia que as pessoas podem mudar sua própria vida quando mudam o modo de pensar? Em Provérbios está escrito que “Somos aquilo que pensamos”. O modo de pensar determina a nossa qualidade de vida.

Comentários

Postagens mais visitadas