12 Qualidades de um líder bem sucedido
O QUE É LIDERANÇA?
Definir liderança é como tentar definir o
amor: todos sabem que ele existe, mas é difícil dar-lhe uma definição exata.
Vejamos algumas definições que podem nos ajudar na compreensão.
“ Liderar é influenciar” . (Sam Deep)
“
Liderar não é dominar, mas, sim, a arte de convencer as pessoas a trabalharem
em vista de um objetivo comum” . (Daniel Goleman)
“
Liderar é libertar as pessoas para que elas façam o que é necessário, da forma
mais eficaz e mais humana possível”. (Max Depree)
“
Para Jesus, liderar era ser servo dos servos” . (Mc. 10:45).
“
Liderança não é uma questão de direito ou de título, mas de habilidade” . (John
C. Maxwell)
“ Liderança é a capacidade de transformar
visão em realidade” . (Warren G. Bennis)
“A liderança é o esforço de exercer,
conscientemente, uma influência especial dentro de um grupo, no sentido de
levá-lo a atingir metas de permanente benefício s que atendam às necessidades
reais deste grupo” . (John Haggai)
1 - NÃO BASTA
CARISMA, TEM QUE TER CARÁTER
O líder que ninguém
esquece, tem as duas qualidades: carisma e caráter. O que é carisma? É a
habilidade de atrair pessoas em torno de si. Por isso, as multidões seguiam a
Jesus. O que é caráter? É um conjunto de hábitos adquiridos ou desenvolvidos ao
longo do tempo, que define quem “é” a pessoa. Jesus foi testado, tentado e
provado em tudo e concluiu sua missão como “homem” irrepreensível - tinha
profundidade de caráter. O comportamento e as atitudes de uma pessoa em tempo
de lutas, de provações e de tentações, diz muito sobre o seu caráter. Isso
porque a melhor maneira de se conhecer o substrato do ser de alguém, é na hora
da tentação, do deserto ou da crise.
O que está
faltando a alguns líderes, hoje em dia, que, apesar de terem muito carisma, não
conseguem manter sua liderança? Por que grandes ministérios e ministros têm
sucumbido vergonhosamente? Por que o título “pastor” já não tem o mesmo valor
que tinha há anos atrás? Por que a palavra de um líder espiritual hoje, não tem
o mesmo peso que tinha em anos passados? Infelizmente, estamos sofrendo uma
crise de integridade e de caráter na liderança. Quero deixar claro que não
estou generalizando; ainda há muito trigo, apesar do joio. Porém, nunca se
ouviu falar sobre tantos escândalos como atualmente: mentiras, adultérios,
homossexualismo, roubos, conchavos políticos, barganhas, subornos, gente se
enriquecendo às custas do dinheiro do povo, transações ilícitas etc.
Pense nisso:
- A maneira como
o líder administra o dinheiro da igreja, revela muito do seu caráter.
- A maneira como
o líder se relaciona com o sexo oposto, diz muito sobre o seu caráter.
- A maneira como
o líder trata sua esposa e filhos expressa como é o seu caráter.
- O conteúdo das conversas informais do líder,
revela muito sobre o seu caráter.
- A maneira como o líder trata os ricos e os
pobres,os negros e os brancos, fala muito do seu caráter.
- A maneira como o líder se comporta quando está
sozinho expressa como é o seu caráter.
- A maneira como o líder responde à oposição diz
muito do seu caráter.
Quando o
apóstolo Paulo escreveu para o jovem Timóteo, que assumiria o seu lugar no
ministério, tendo em vista que o tempo da sua partida havia chegado, sua grande
preocupação era com a profundidade do caráter do seu sucessor. No capítulo
dois, da segunda carta à Timóteo, ele deixa claro o caminho que o seu
substituto deveria seguir, em busca da excelência e do sucesso como líder:
1. Para fazer a
diferença como um líder aprovado, é preciso vencer as situações que causam
sofrimento. (2 Tm. 2:3).
2. Saiba a quem
você deve agradar no exercício de sua liderança. Quem o alistou? Satisfaça a
Ele, Cristo (2 Tm. 2:4).
3. Não basta
chegar na frente; é preciso seguir as normas pré estabelecidas para ser
coroado. Não seja desonesto, porque estes não recebem o prêmio (2 Tm. 2:5).
4. O sucesso no
exercício da liderança sempre foi e será resultado de muito trabalho. Sem
trabalho não há colheita (2 Tm. 2:6).
5. Procure ser
aprovado no que você faz para Deus. Não adianta ser aprovado pelos homens e
reprovado por Deus (2 Tm. 2:15).
6. Não perca
tempo com aquilo que não vale a pena (2 Tm. 2:16).
7. Nunca brinque
com aquilo que pode destruir o seu projeto de vida; se for necessário, fuja
dele (2 Tm. 2:22).
Para refletir:
► A duração do
sucesso ministerial depende da profundidade do caráter do líder.
► As falhas do
caráter, que não recebem tratamento, com o tempo, é como ferrugem que vai
corroendo a base até fazer cair toda a estrutura. Foi assim com Sansão.
► O maior
investimento que um líder pode fazer é dedicar um tempo para uma
auto-avaliação, com o propósito de identificar em que área ele está falhando e
precisa melhorar (trabalho, casamento, família, igreja etc.).
► Deus só faz a
parte que cabe a Ele, quando nós assumimos a que cabe a nós. “A graça de Deus
fará muito pouco por nós, se resolvermos não fazer nada por nós mesmos. Deus
nos chama para cooperarmos com Ele no aperfeiçoamento do caráter” (W. Graham
Scroggie).
► O caráter de um
líder, também se manifesta através da sua indignação frente ao pecado. “O
caráter humano é inútil na proporção em que lhe falta aversão ao pecado”
(W.G.T. Shedd).
► Prudência é uma
das marcas do caráter que tem profundidade. “O sábio de coração é chamado
prudente, e a doçura no falar aumenta o saber” (Provérbios 16:21).
► Onde houver um
líder com profundidade de caráter, aí haverá justiça sempre. “Bem-aventurado os
que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos” (Mt. 5:6).
2 - N U N CA
PARE DE CRESCER
“Quem pensa que
sabe tudo, ainda não sabe como convém saber”. (C.RA. Filho). Disse Jesus, O
Líder - “Aprendei de mim que sou manso e humilde.O grande desafio para qualquer
líder é continuar crescendo, mesmo depois de ter alcançado um nível de
respeitabilidade considerável. Por que é fundamental não parar de crescer? Seu
crescimento determina quem você é. Quem você é, determina quem você atrai, e
quem você atrai, determina o sucesso de seu ministério. Todo ministro que
deseja que seu ministério continue crescendo, têm que manter-se educável. O que
todos os líderes precisam saber é que, quando param de crescer, são privados de
seu potencial - e do potencial de seu ministério.
“O maior erro
que se pode cometer na vida é sempre ter medo de cometer um erro” (Elbert
Huard). É impossível ser orgulhoso e ao mesmo tempo educável. Para continuar
crescendo, é preciso desistir do orgulho e manter-se aberto para aprender
sempre. Newton, o homem que descobriu a lei da gravidade, disse: “O grande
oceano da verdade continua inteiramente desconhecido diante de mim”. É
necessário uma atitude humilde, que cria condições para receber o conhecimento
e a capacidade que levam ao sucesso.
3 - MANTENHA-SE
SEMPRE ACESSÍVEL
“0 sucesso pode
colocar um líder dentro de uma cerca, tornando-o inacessível. É aí que a sua
liderança perde o sentido” . (J. Gonçalves) Estar acessível é liderar sem
permitir que, ao seu redor, levantem-se barreiras, obstáculos, muros, paredes
etc. Apesar da demanda do ministério, Jesus continuava a dizer, vinde a mim
todos... (Mt. 11:28) e eu vou atendê-los. Ao ler os Evangelhos, percebemos que
Jesus se mantinha acessível aos principais da sinagoga (MC. 5:22); aos leprosos
(Lc. 5:12,13); aos filósofos (Jo. 3:1,2); aos ricos (Lc. 19:1-10); aos pobres e
desamparados (Lc. 18:31-43); às crianças (Mt. 19:13,14); aos jovens (Lc. 18:18-
23); e às mulheres com seus problemas (Mt. 15:22-28). Jesus começa e termina
Seu ministério, acessível a todos. Como será que Jesus vê o comportamento de
alguns líderes de hoje, que se julgam tão importantes e ocupados, que se fecham
a ponto de se isolarem completamente? Muitos já não atendem ninguém por
telefone, não apertam a mão dos seus, após o culto, não têm prazer de estar com
as pessoas com as quais Jesus sempre esteve.
4 - EXERCITE-SE
NA ARTE DA C O M U N IC A Ç Ã O
“A habilidade de
se comunicar bem, oralmente ou por escrito, é, provavelmente, o predicado mais
valioso de um líder” . Para exercer uma liderança eficiente é imprescindível
conhecer bem as regras básicas da comunicação. Isso porque é através da
comunicação que a visão, as metas, os projetos, as instruções e os sermões são
compartilhados. Um líder que não tem habilidade em se comunicar e não se
preocupa em melhorar nesse sentido, terá muita dificuldade em fazer discípulos.
Jesus, Paulo e Pedro, além de outras qualidades que tinham, eram bons
comunicadores. Algumas linhas de conduta que podem ajudar na comunicação:
► Esteja preparado.
► Seja claro. Verifique
duas vezes se o que está dizendo não é vago, ambíguo ou obscuro.
► Seja simples -
reduza as questões complicadas a uma forma mais simples, sem, no entanto,
simplificar demais. Evite linguagem técnica ou jargão que o seu público possa
não entender.
►
Seja animado. Ponha entusiasmo, confiança e humor em sua mensagem. Coloque vida
nela. Faça-a ficar excitante, desafiadora e alegre. Porém, nunca se esqueça
que, para um líder espiritual, “a unção é que faz a diferença”.
►
Seja natural - você não precisa ser um grande orador. Seja somente você mesmo -
a sua melhor parte.
Para falar e
escrever melhor:
1. Leia bons livros sobre oratória ou
homilética (arte de pregar sermões religiosos).
2. Faça um cursinho de português.
3. Procure ler
em voz alta.
4. Consulte
sempre um bom dicionário de português.
5. Grave e filme suas preleções, e corrija os
seus erros de português e a sua postura no púlpito ou diante do público.
6. Treine a sua dicção.
7. Aprenda,
através de exercícios, a resumir textos grandes, a poucas linhas e palavras.
5 - DÊ UMA
PAUSA, SEMPRE QUE PERCEBER QUE A RESERVA ESTÁ BAIXA
Um líder que não
dá pausa para reabastecer suas energias, com certeza logo estará emocionalmente
intoxicado e o estresse será a causa do seu fracasso. Um líder cansado não
produz com qualidade. Gosto do pensamento que diz: “Só há música, porque há
pausa”. Uma caminhada ministerial sem pausa, foi o grande problema de Elias,
que caiu em depressão no deserto - “exaustão”. Nem Jesus abriu mão desta “santa
pausa” para um reabastecimento. “E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a
um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e
não tinham tempo para comer” (Mc. 6:31). O ativismo pode nos tirar do lugar
onde devemos estar: junto de Deus.
6 - TENHA SEMPRE
UMA BOA DOSE DE HUMOR
O líder que
marca a vida dos liderados é aquele que sabe liderar com senso de humor, apesar
das pressões do exercício do seu cargo (Ec. 3:4). Um líder que sabe sorrir
junto ao grupo, jamais será esquecido. Alguém que tem senso de humor “é capaz
de perceber, apreciar ou expressar o que é engraçado, interessante ou absurdo.
Fica claro que senso de humor é mais do que brincadeiras ou hilaridades
superficiais de gargalhadas e tapas nas costas.
Os benefícios de
se ter uma boa dose de senso de humor
1. Manter o
senso de humor ajuda o líder a conviver com as pressões do exercício da
liderança. Existem líderes tão sérios, que sua liderança não tem vida, calor e
nem alegria. São pessoas que não se descontraem, que não sabem o que é
confraternização, não desfrutam do prazer de estar na presença de ninguém. Há
um adágio francês que diz: “O dia mais completamente perdido de todos é aquele
no qual ninguém riu”. É por isso que a Bíblia diz: “O coração alegre aformoseia
o rosto” (Pv. 15:13). E “A alegria do coração é banquete contínuo.” (Pv. 15:15).
2. O senso de
humor contribui para que o líder veja as coisas em perspectiva, impedindo-o de
fazer tempestade em copo d ’água.
3. O senso de
humor é um lubrificante social imprescindí vel. Existem alguns pensamentos que
dizem muito sobre essa idéia: “O riso compartilhado cria um vínculo de
amizade”, “O riso é a menor distância entre duas pessoas”.
4. Líderes
bem-humorados têm mais saúde: Nosso corpo vive intensas modificações apenas com
uma “boa risada”. Os pulmões, por exemplo, podem multiplicar quatro vezes sua
capacidade receptora de oxigênio. Isso, por sua vez, produz mais adrenalina com
conseqüente benefício para os asmáticos por sua função broncodilatadora. Também
os órgãos do sistema digestivo são beneficiados. Fígado, pâncreas, intestino e
os músculos que os rodeiam produzem maior quantidade de sucos, melhorando
consideravelmente a digestão. O coração, ao bater mais rápido, acelera a
circulação do sangue, diminuindo a pressão arterial e facilitando a eliminação
de toxinas. O cérebro também colhe os efeitos de uma boa risada quando o
hipotálamo, ao liberar mais endorfinas, produz processos analgésicos.
Neurologistas, como Lee Berk, afirmam que rir é de grande ajuda para produzir
uma resposta imunológica mais favorável no combate ao estresse. Enfim, uma “boa
risada” funciona melhor do que uma bateria de remédios.
Medindo o grau
de irritabilidade
Através do texto de Provérbios, capítulo 15,
podemos fazer uma auto-avaliação do nosso grau de irritabilidade.
► A maneira de como
você responde às situações mais diversas na vida, revela como você está
emocionalmente. O verso 1 diz que a resposta branda desvia o furor, mas que a
palavra dura suscita a ira. Como tem sido sua resposta para a esposa, os
filhos, os empregados, dos discípulos, no trânsito, na igreja etc.?
► O dia do irritado
é sempre de sofrimento - O verso 15 diz que “todos os dias do aflito são maus”.
Em compensação, “a alegria do coração” daqueles que se deixam tratar pelo
Senhor e pela Sua Palavra, “é banquete contínuo”.
► Toda pessoa
irritada é tóxica - O irritado crônico, por onde passa, intoxica o ambiente,
promovendo contendas. E isso pode ser verificado no verso 18, que diz que “o
homem iracundo suscita contenda, enquanto que o longânimo apazigua a luta.
7 - MOTIVAÇÃO
“ Nenhum ato grandioso
jamais foi alcança do sem entusiasmo ”. A palavra “motivação” é uma contração
da expressão “motivo-em-ação”. Todo ser humano precisa de algo ou de alguém por
quem lutar. Motivar é trabalhar procurando dar motivos diferentes para os
liderados fazerem mais e melhor aquilo que deve ser feito. Motivação também é
oferecer os motivos para que sejam vencidos os desafios. Martim Luter King
afirmou: “Se o homem não descobre algo pelo qual morrer, não está preparado
para viver”. Nunca se esqueça de que o sentimento de missão leva a pessoa a
fazer sempre o melhor, independente do trabalho. O que deve motivar as pessoas
são os aspectos não materiais. Todos nós somos motivados por meio das respostas
a necessidades interiores. A. H. Maslow sugeriu que as necessidades individuais
vêm dispostas em ordem de importância. Ele dividiu as necessidades e desejos
das pessoas saudáveis em cinco amplas categorias, que representam a soma total
das suas personalidades, suas motivações e aspirações mais profundas:
► Fisiologia -
nossas necessidades de alimento, abrigo, calor, satisfação sexual e outras
funções corporais.
► Segurança - a
necessidade de estar livre de perigos físicos e a necessidade de segurança
física, mental e 61 Josué Gonçalves emocional.
► Social - a
necessidade de amor e de estar relacionado a alguém, de se sentir parte de um
grupo ou organização, e de pertencer ou de estar com alguém. Está implícita a
necessidade de dar e receber amor, de compartilhar e de fazer parte de uma
família.
► Estima - essas
necessidades se encontram em duas categorias estreitamente correlacionadas:
auto-estima, e a estima para com os outros. A pessoal, adequação e competência.
A segunda envolve nossa necessidade de respeito, de louvor, de reconhecimento e
de “status” aos olhos dos outros.
► Auto-realização -
a necessidade de se realizar ao máximo: de desenvolver os próprios talentos ou
potencial em toda a sua extensão.
8 - DÊ IMPORTÂNCIA
ÀS PEQUENAS COISAS
“Grandes coisas podem ter início através de
pequenos gestos”. (J. Gonçalves) O líder que busca a excelência, sabe o
significado e a importância das pequenas coisas. Quando Jesus usou como figura
o “grão de mostarda”, para falar sobre a fé, Ele nos ensinou, indiretamente,
outra grande verdade: grandes coisas podem crescer de pequenos come ços” (Mc.
4:31-32).
A falta de
cortesia, o descaso ou o desrespeito, mesmo mínimos, provocam o afastamento do
líder dos seus liderados. Por não valorizarem a importância das pequenas
coisas, muitos líderes têm perdido uma grande oportunidade de influenciar, de
marcar e de motivar pessoas, levando-as a produzir mais e com maior qualidade.
9 - CRÍTICAS:
COMO RECEBÊ-LAS E FAZÊ-LAS
“ Ficar irritado com as críticas, é sinal de
que elas foram merecidas” . (Tácito) Nem todos aqueles que exercem uma posição
de lideran ça, sabem lidar bem com a questão da crítica. Alguns não sabem
recebê-las e outros não sabem como fazer uma crítica de forma construtiva.
Jesus, mesmo sendo um líder perfeito, foi criticado ) no exercício de sua
liderança.
RECEBENDO AS
CRÍTICAS. O líder deve saber suportar a dor da crítica a fim de assegurar a
alegria do seu crescimento. Um líder que só recebe elogios e nunca é criticado,
deveria estar muito preocupado. Uma liderança que não recebe críticas, mostra
sinais de que está em perigo. Por que, às vezes só chegam aos ouvidos do líder
elogios? Primeiro, porque alguns líderes não aceitam ouvir críticas, só gostam
de elogios; segundo, porque o líder só trabalha com bajuladores, que gostam de
afagar o ego do chefe, pois descobriram ser essa a sua fraqueza.
FAZENDO
CRÍTICAS. Todo líder eficiente e eficaz, sabe fazer críticas construtivamente.
De certa forma, a crítica é uma das mais importantes tarefas de um líder.
Contudo é também temida e postergada. A eficiência, a produtividade e a
satisfação dos liderados depende da maneira de como o líder faz as suas
críticas. Por isso, antes de criticar:
1. Cuidado para
as críticas não se transformem em mais um ataque pessoal do que reclamações
específicas;
2. Nunca cometa
o erro de criticar um cooperador que não merece. Considere os créditos que a
pessoa tem;
3. Faça uma
avaliação dos fatos de forma objetiva. Tenha sempre certeza de que está sendo
justo. Analise e reavalie os fatos.
4. Consulte o seu coração. Como você se sente
em relação à situação? Está zangado? Sente-se traído? Está disposto a se
vingar? Se sua resposta for afirmativa, acalme-se e repense sua abordagem,
antes de prosseguir. Quando a sua meta é melhorar o desempenho ou eliminar uma
situação destrutiva, sua críticas têm uma chance muito maior de serem aceitas;
5. Escolha o
melhor momento;
6. Escolha o melhor lugar;
7. Faça um comentário positivo após a crítica.
10 - HUMILDADE
“ Nenhum homem será um grande líder, se quiser
fazer tudo sozinho, ou se quiser receber todo o crédito só para ele” . (Andrew
Carnegie) Cuidado com os perigos de extrapolação do ego. Qualquer líder que se
propõe a aprender mais sobre humildade, precisa ouvir Jesus falar: “Tomai sobre
vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou MANSO E HUMILDE de coração” (Mt.
11: 29). No convite ao discipulado, aparece embutido o mandamento da humildade.
O que é humildade? Uma das mais lindas
definições de humildade que já ouvi é: “Humildade é fazer silenciar todo o
nosso saber diante da sabedoria de Jesus, é afirmar a nulidade de todo nosso
poder. Se Cristo não estiver conosco, é ter a coragem de admitir que se está
assentado no banco primário da sabedoria de Deus, é se ver na real medida da
graça divina, nem acima e nem abaixo do que se é. Na fila da História,
humildade é considerar o próximo em primeiro lugar em relação a você. É ter a
coragem de servir aos iguais”. Como a humildade de Jesus se manifestava na
prática, no seu dia a dia?
1. Modéstia -
Jesus viveu uma vida modesta (Lc. 4:16). Ele teve sua humanidade talhada por
Deus em uma cidade simples e modesta, de onde ninguém esperava que dali saísse
Alguém que iria fazer história;
2. Submissão -
Na Sua submissão aos seus pais como criança, adolescente e jovem (Lc.2:51);
3. O trabalho
duro - Jesus aprendeu a humildade, trabalhando duro para pôr o pão na mesa (Mc
6:3). Jesus, o carpinteiro, que furou os dedos com farpas, que enfiou pregos na
madeira, apesar da Sua onisciência, bateu com o martelo no dedo. Ele também
talhou móveis e desgastou-se na perspectiva de torná-los úteis e bonitos;
4. Honrar - Ele
honrava os profetas, falava de João Batista com uma admiração muito grande (Mt.
11:7-15);
5. Atenção -Ele
dava atenção aos velhos, tratava-os com carinho (Mc 1:30,31); e tratava com
carinho e atenção às crianças (Mt. 19:13-15);
6. Aceitação da
ajuda dos outros com humildade - Ele aceitou ser servido com os bens dos outros
(Lc. 8:3);
7. Servir ao próximo - Ele preparou comida
para os seus próprios discípulos (Jo 21:9). Mesmo ressuscitado, a gló ria não
lhe subiu à cabeça. Ele ressuscitou e venceu a morte, mas continuou humilde de
coração.
11 - IMPARCIALIDADE
“Tratar os
diferentes da mesma forma é uma das características dos grandes líderes”.
Líderes eficientes e eficazes não fazem acepção de pessoas; eles procuram ser
totalmente imparciais ao recompensar ou penalizar alguém pelo rendimento. Ao
passar pela cidade de Jericó, Jesus se encontrou com duas pessoas de posição
social bem diferentes, um era pobre, cego e desamparado e, o outro, rico. O
primeiro gritou pedindo ajuda, o segundo subiu em uma árvore, porque queria ver
quem era Jesus. Jesus parou e curou o homem cego, despedindo-o salvo e
surpreendeu ao rico, Zaqueu, oferecendo-se para se hospedar em sua casa naquele
dia, o que também resultou em salvação (Lc. 18,19). Para Jesus os dois tinham o
mesmo valor. São poucas as pessoas que ocupam uma posição de respeitabilidade,
que conseguem tratar da mesma forma os diferentes - “o pobre e o rico”.
12 - OTIMISMO É
INDISPENSÁVEL
“O fracasso é a
oportunidade de recomeçar de maneira mais inteligente” . (Henry Ford) Só os
otimistas conseguem ver ganhos onde os outros só enxergam perdas. Calebe e
Josué conseguiram enxergar algo positivo, onde a maioria só via o negativo.
Lute contra o espírito de pessimismo no grupo. Uma das característica de Paulo,
como líder influente, era o seu otimismo, mesmo em meio a tempestade (Atos
27:19- 25). O texto diz que a tempestade que envolvia o navio onde Paulo se
encontrava viajando com muita gente, era tão grande que não havia esperança de
salvamento. No entanto, Paulo se levantou e disse: “Senhores, na verdade vocês
deveriam ter ouvido o meu conselho para não viajar, pois havia riscos, porém,
agora que já estamos aqui, eu vos aconselho, tenham ânimo, nenhuma vida se
perderá entre vós”. Acho isso maravilhoso! Só os otimistas conseguem ver
salvação onde todos só enxergam morte. O líder otimista é capaz de transformar
tragédias em triunfos. O maior exemplo disso foi José, o grande líder do Egito
que, de escravo, galgou a posição de governador. É revolucionário o que disse
David Brinkley, repórter de TV: “Um homem bem-sucedido é aquele capaz de
construir uma base firme com os tijolos que os outros atiraram nele Você sabia
que as pessoas podem mudar sua própria vida quando mudam o modo de pensar? Em
Provérbios está escrito que “Somos aquilo que pensamos”. O modo de pensar
determina a nossa qualidade de vida.
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