A  Primeira e a Segunda Aliança

Testamento /Definição = Aliança, concerto, pacto, tratado, acordo.
A palavra "testamento" corresponde à palavra hebraica berith e designa a aliança que Deus fez com a humanidade. Os concertos feitos entre Deus e o homem definiram a base do caráter de Deus no Antigo Testamento. A palavra é empregada muitas vezes na Bíblia:

- O concerto de Deus com Noé, na forma de uma promessa (Gênesis 9.11-15);
- O concerto com Abraão, Isaque e Jacó; descendência numerosa e a terra de Canaã como sua herança  (Gênesis 15.5;18);
- O concerto de Deus com Moisés e os israelitas no monte Sinai (Êxodo 19.5,6);
- O renovo do concerto de Deus com a nova geração de israelitas nas terras de Moabe (Deuteronômio 29.1-5). Devido à incredulidade, Deus não permitiu que os murmuradores entrassem na terra prometida, fazendo-os perecer no deserto (Números 14.1-38).

As promessas de Deus feita a Moisés e aos israelitas, eram basicamente as mesmas que foram feitas a Abraão. O povo herdaria a terra de Canaã, após serem libertos da escravidão do Egito (Êxodo 6.2-8). Antes de Deus  cumprir todas essas promessas, Ele requereu que os israelitas se comprometessem a observar  as suas leis declaradas quando estavam acampados no monte Sinais. O Decálogo (Os Dez Mandamentos) são o resumo da lei moral de Deus para Israel, e descrevem as obrigações para com Deus e o  próximo (Êxodo 20.3-4; 7-8; 12-17). A obediência aos mandamentos preservaria o concerto.

O concerto reconhecia que, às vezes, os israelitas fracassariam, devido às fraquezas da natureza humana. Para remi-los da culpa do pecado e reconciliá-los consigo mesmo, Deus proveu o sistema geral de sacrifícios (Levíticos 16.1-34).

Segundo a própria Bíblia, tendo sido esta aliança quebrada pela infidelidade do povo, Deus revelava o seu descontentamento com os sacrifícios oferecidos pelo seu povo (Isaías 1.1-15) e prometera uma nova aliança (Jeremias 31.31-34) que deveria ser ratificada (aprovada) com o sangue de Cristo (Mateus 26.28). Os escritores do Novo Testamento denominam a primeira aliança de antiga (Hebreus 8.13), em contraposição à nova aliança (2 Coríntios 3.6-14).

As respectivas expressões "antiga aliança" e "nova aliança" passaram a designar a coleção dos escritos que contém os documentos respectivamente da primeira e da segunda aliança. As denominações "Antigo Testamento" e "Novo Testamento", para as duas coleções dos livros sagrados, começaram a ser usadas no final do século II, quando os evangelhos e outros escritos apostólicos foram considerados como parte do cânon sagrado. O termo "testamento" surgiu através do latim, quando a primeira versão latina do Velho Testamento grego traduziu diatheke por testamentum . Jerônimo de Estridão, revisando esta versão latina, manteve a palavra testamentum, equivalendo ao hebraico berith — "aliança", "concerto”.

Jerônimo (português brasileiro) ou Jerónimo (português europeu) (em latim: Eusebius Sophronius Hieronymus; em grego: Εσέβιος Σωφρόνιος ερώνυμος), também conhecido por Jerônimo de Estridão, foi um sacerdote cristão ilírio, destacado como teólogo e historiador e considerado confessor e Doutor da Igreja pela Igreja Católica. Filho de Eusébio, da cidade de Estridão, na fronteira entre a Dalmácia e a Panônia, é mais conhecido por sua tradução da Bíblia para o latim (conhecida como Vulgata) e por seus comentários sobre o Evangelho dos Hebreus, mas sua lista de obras é extensa. São Jerônimo é reconhecido como santo pelos católicos, ortodoxos e anglicanos e sincretizado como o orixá Xangô na umbanda. Não é tido como santo para os luteranos, pelo fato de estes não canonizarem personalidades.

Segundo o antigo concerto, a salvação e o relacionamento correto com Deus provinham de um relacionamento com Ele à base da fé expressa pela obediência à sua lei e ao sistema sacrificial desta aliança.

Os sacrifícios do Antigo Testamento tinham o propósito de ensinar ao povo a gravidade do pecado. O pecado separava o homem de um Deus Santo, e somente através do derramamento de sangue poderiam reconciliar-se com Deus e encontrar o perdão (Êxodo 12.3-14; Hebreus 9.22).

A fim de primeiramente estabelecer, e então preservar essa relação entre si mesmos e aqueles a quem se compraz em chamar Seu povo, Deus não apenas deu sua palavra de promessa, mas igualmente se comprometeu solenemente em pacto ratificado sob o reconhecido selo de sangue derramado. É nessa relação de aliança que agora Deus chama os homens para se compactuarem Consigo; é com isso imediatamente em vista que Ele os redime. Doravante,(De agora em diante) no caso daqueles que assim respondem favoravelmente, é de acordo com as promessas assim compactuadas que os homens têm relações com Deus, bem como obrigações para com Ele, e uma base firme de confiança nEle.

Embora existam dois concertos dessa espécie, neles há uma unidade e continuidade essenciais. O mesmo alvo final é contemplado em ambos. O novo concerto foi introduzido somente porque o antigo era ineficaz, e, de fato, sua intenção jamais deixou de ser uma antecipação provisória de melhores coisas vindouras. O segundo concerto superou o primeiro devido o fato de realizar completamente aquilo que ao primeiro era impossível conseguir. Visto que essa realização é eterna, o segundo concerto é a aliança eterna. Não há esperança de qualquer outra provisão de Deus além dessa. O Cristianismo não apenas superou o Judaísmo; mas é também a última palavra de Deus aos homens.

O primeiro concerto falhou devido a duas razões.

1-       Por um lado, o povo  que participou do mesmo não cumpriu suas condições; não permaneceram na aliança de Deus (Hebreus 8.7-9);
2-      Por outro lado, suas instituições não tiveram a capacidade de proporcionar aos homens verdadeira libertação do pecado e consequente acesso à presença de Deus (Hebreus 10.1-4).

             Vejamos ainda porque o segundo concerto supera o primeiro:

1-      O novo pacto é uma superior aliança, instituídas sobre superiores promessas (Hebreus 8.6);
              2-Remissão dos pecados aos que se arrependem (Hebreus 9.16,17);
              3-Transforma-os em filhos de Deus (Romanos 8.15,16);
              4-Provê uma experiência maior em relação ao Espírito Santo (Romanos 8.26,27);
            5- Acesso à presença de Deus (Hebreus 10.19-22).
           


Comentários

Postagens mais visitadas